segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Área Metropolitana do Porto já tem os primeiros Embaixadores do Clima


De Embaixadores do Clima

A primeira acção de formação da Academia Metropolitana da Sustentabilidade, que decorreu nos dias 11 e 12 de Dezembro, já formou os primeiros 21 Embaixadores do Clima.
A formação recebida por estes Embaixadores deu-lhes a conhecer alguns dos principais projectos de combate às alterações climáticas em curso na AMP, além de formação prática para a construção de fornos solares, painéis solares, formas de poupança energética nas habitações, noções de optimização térmica a ter em conta nos edifícios e ainda novas formas de mobilidade, como é o caso dos veículos eléctricos.
Os dois dias de formação decorreram num ambiente informal e descontraído mas no qual os participantes se envolveram de forma interessada e participada.
No primeiro dia, a formação consistiu numa mesa redonda subordinada ao tema “Energia e Alterações Climáticas – Pensar global, Planear Regional”. Nesta sessão os participantes puderam debater com representantes da LIPOR, da ENERGAIA e do Parque Biológico de Gaia os projectos que estas entidades têm em curso na Área Metropolitana do Porto em prol do combate às alterações climática e de promoção da eficiência energética, nomeadamente a estratégia da LIPOR no combate à emissão de gases de efeito de estufa com a “Estratégia LIPOR 2M – menos Resíduos menos Carbono”, o Pacto dos Autarcas e a sua aplicação ao município de Vila Nova de Gaia e ainda o projecto do Parque Biológico de Gaia “Sequestro de Carbono”.
No segundo dia de formação as iniciativas preparadas eram de carácter mais prático e estavam subordinadas ao tema “Energia e Alterações Climáticas – Agir Local”. Durante a manhã do dia 12 os futuros embaixadores do clima assistiram à oficina de construção de fornos solares e painéis solares térmicos (dinamizada pelo ISEP) e também à apresentação da oficina “Faça-se Luz” da CM do Porto. Ambas as oficinas decorreram no Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural - Parque da Cidade, tendo ainda sido possível aos participantes confraternizar num lanche preparado pela organização que contou com produtos provenientes do Comércio Justo e chãs produzidos no próprio Centro de Educação Ambiental.
Da parte de tarde, desta feita no Pólo Tecnológico do Porto, foi realizada a visita guiada à Casa-Laboratório Termicamente Optimizada "Casa solar" (INETI e AdEPorto – Agência de Energia do Porto), as Brigadas de Carbono da DECO apresentaram a oficina "Como poupar energia eléctrica" e ainda foi possível realizar um test-drive de veículos eléctricos da empresa ECO-VEÍCULOS. A formação terminará com a realização de uma plantação de árvores autóctones e com as auditorias energéticas às casas dos participantes, ambas as iniciativas a desenvolver pela QUERCUS.

Sem comentários: