quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

A equipa do CRE_PORTO deseja a todos os parceiros, amigos e colaboradores votos de Feliz Natal e Bom Ano 2010.

Tem uma chaleira para dar?


A Lipor e a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, irão promover, nos próximos dias 18, 19 e 20 de Dezembro, uma acção de sensibilização para a temática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), subordinada ao tema “Neste Natal dê um Presente ao Ambiente”. A acção decorrerá junto da Estação da Trindade do Metro do Porto e visa a entrega de pequenos REEE por parte de crianças e adultos. Todas as horas serão oferecidos bilhetes para o SeaLife. Os equipamentos doados e recuperados serão entregues à Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Área Metropolitana do Porto já tem os primeiros Embaixadores do Clima


De Embaixadores do Clima

A primeira acção de formação da Academia Metropolitana da Sustentabilidade, que decorreu nos dias 11 e 12 de Dezembro, já formou os primeiros 21 Embaixadores do Clima.
A formação recebida por estes Embaixadores deu-lhes a conhecer alguns dos principais projectos de combate às alterações climáticas em curso na AMP, além de formação prática para a construção de fornos solares, painéis solares, formas de poupança energética nas habitações, noções de optimização térmica a ter em conta nos edifícios e ainda novas formas de mobilidade, como é o caso dos veículos eléctricos.
Os dois dias de formação decorreram num ambiente informal e descontraído mas no qual os participantes se envolveram de forma interessada e participada.
No primeiro dia, a formação consistiu numa mesa redonda subordinada ao tema “Energia e Alterações Climáticas – Pensar global, Planear Regional”. Nesta sessão os participantes puderam debater com representantes da LIPOR, da ENERGAIA e do Parque Biológico de Gaia os projectos que estas entidades têm em curso na Área Metropolitana do Porto em prol do combate às alterações climática e de promoção da eficiência energética, nomeadamente a estratégia da LIPOR no combate à emissão de gases de efeito de estufa com a “Estratégia LIPOR 2M – menos Resíduos menos Carbono”, o Pacto dos Autarcas e a sua aplicação ao município de Vila Nova de Gaia e ainda o projecto do Parque Biológico de Gaia “Sequestro de Carbono”.
No segundo dia de formação as iniciativas preparadas eram de carácter mais prático e estavam subordinadas ao tema “Energia e Alterações Climáticas – Agir Local”. Durante a manhã do dia 12 os futuros embaixadores do clima assistiram à oficina de construção de fornos solares e painéis solares térmicos (dinamizada pelo ISEP) e também à apresentação da oficina “Faça-se Luz” da CM do Porto. Ambas as oficinas decorreram no Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural - Parque da Cidade, tendo ainda sido possível aos participantes confraternizar num lanche preparado pela organização que contou com produtos provenientes do Comércio Justo e chãs produzidos no próprio Centro de Educação Ambiental.
Da parte de tarde, desta feita no Pólo Tecnológico do Porto, foi realizada a visita guiada à Casa-Laboratório Termicamente Optimizada "Casa solar" (INETI e AdEPorto – Agência de Energia do Porto), as Brigadas de Carbono da DECO apresentaram a oficina "Como poupar energia eléctrica" e ainda foi possível realizar um test-drive de veículos eléctricos da empresa ECO-VEÍCULOS. A formação terminará com a realização de uma plantação de árvores autóctones e com as auditorias energéticas às casas dos participantes, ambas as iniciativas a desenvolver pela QUERCUS.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Esmiuçar Copenhaga


Esmiuçar Copenhaga” é uma iniciativa lançada pela Agência Portuguesa do Ambiente que tem como objectivo desencadear o debate e a reflexão critica acerca da Cimeira de Copenhaga, colocando depois essa informação sob a forma de um videoclip. O primeiro passo é ter uma posição critica fundamentada sobre o tema da Conferencia das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. O trabalho em formato vídeo pode ser enviado até dia 20 de Março. Existem 2 escalões: escolas e público em geral. Mais informação.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CRE NEWS: a primeira revista electrónica de educação para a sustentabilidade

Sejam bem vindos ao primeiro número da revista digital do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Em duas palavras: CRE PORTO. Neste primeiro número explicamos a mudança da Esperança para a terra dos Vikings, visitamos um espaço em Ermesinde que mistura livros e skates, fomos conhecer de perto a senhora que vive no clube da floresta e aconselhamos, agora que estamos quase no Inverno, uma ida à praia. Clique aqui para descobrir tudo o que lhe reservamos nesta edição.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Embaixadores do Clima


Dias 11 e 12 de Dezembro 2009.
Mais informação aqui.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gestão e Desenvolvimento Sustentável


O Executivo Master em Gestão e Desenvolvimento Sustentável (EM GDS) promovido pela Escola de Gestão do Porto tem como visão o carácter imperioso da construção de uma economia competitiva num mundo sustentável. Pretende dotar os alunos com os conhecimentos das mais modernas teorias e das melhores práticas sobre a sustentabilidade e as suas relações com as empresas e a economia. O Programa, com início a 22 de Janeiro de 2010, para a edição do Porto terá a duração de 220 horas.

Rio Leça: participe na corrente


O Projecto Corrente Rio Leça continua em acção durante o ano 2010, com o objectivo de despoluir o Rio Leça. A Câmara Municipal da Maia apresentou já o calendário de acções de limpeza e intervenção no terreno para o ano 2010, de modo a despoluir o rio ao longo dos 12 km que percorre na sua passagem pelo concelho da Maia. As acções decorrem todos os sábados entre Maio e Setembro de 2010 (encontro às 09h00 na Câmara Municipal; seguros e materiais assegurados pela autarquia). Mais informação.
Este projecto resulta da união de esforços de várias entidades com o objectivo de revitalizar o Rio Leça.

Para que é que eu fui votar?


O CRE_PORTO traz à cena a peça de teatro "Para além do Voto!", uma comédia social que apresenta um retrato da nossa vida em comunidade na qual a participação pública é, muitas vezes, reduzida ao voto (ou à sua ausência), que é anunciado à boca cheia: “Para que é que eu fui votar? Eles que tratem que foi para isso que foram eleitos!”.
José, Rui e Joana são os protagonistas de “Para além do Voto”. Esta família vai levar-nos numa atribulada narrativa na qual José se arrisca a ficar sem trabalho e a ter que despedir os seus empregados, Rui tem que escolher entre ser um “bom” filho ou um profissional correcto e Joana tem que fazer um trabalho sobre política para limpar a sua honra junto da professora de português (e para passar de ano!).
A peça é apresentada no Auditório Ilídio Pinho, Universidade Católica Portuguesa (Foz, Porto), no dia 2 de Fevereiro de 2010 às 15h00. Reserva de lugares: porto.cre@gmail.com
A peça "Para Além do Voto" é uma concepção dramatúrgica da Teatrium 21 e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Grupo de Estudos Ambientais). A encenação é de Igor Reinhardt.
Duração: 60 min. Adequada para todas as idades.

RCE Atlantis aprovado

O Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos Açores - RCE Atlantis - foi aprovado pelo Comité Ubuntu (Nações Unidas), tornando-se o terceiro centro regional português a merecer esta distinção. O RCE Atlantis tem como missão apoiar uma rede de organizações e indivíduos comprometidos com a educação para o desenvolvimento regional sustentável, dentro e entre as várias ilhas do arquipélago dos Açores e visa criar mecanismos que permitam a participação efectiva da sociedade civil neste esforço.

Ainda acredita no Pai Natal ou vai ter que tratar dos preparativos para a festa?



Durante este mês várias entidades organizam actividades para preparar um Natal mais criativo, mais ecológico e mais económico, com ou sem a ajuda do Pai Natal! Por exemplo, a Câmara Municipal do Porto, nos seus vários Centros de Educação Ambiental, dinamiza oficinas de cosméticos naturais, bolo-rei, molduras, entre outras. A Quercus realiza na Quinta da Gruta (Maia) um Bazar de Natal com objectos de segunda mão, entre os dias 28 de Novembro e 19 de Dezembro e no dia 5 de Dezembro ensina a fazer embrulhos e presépios mais ecológicos. Em Serralves também há Natal. A fundação organiza um programa de três fins-de-semana especialmente dedicados às famílias, de acesso gratuito. Apresentam conjunto de actividades criativas, para todas as idades: música, teatro de marionetas, cinema, visitas guiadas e oficinas em família  Além disso Livraria de Serralves preparou uma selecção especial de livros para a quadra e no Bazar de Natal há presentes originais para todos os preços e idades. No Centro de Educação Ambiental das Águas do Douro e Paiva também há oficinas de Natal gratuitas nos dias 6 e 9 de Dezembro, para fazer presépios com reutilização de diversos materiais.

2.000 novas árvores na Serra de Santa Justa

Em Dezembro a equipa do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Valongo vai para a Serra de Santa Justa plantar mais 2.000 árvores (carvalhos-alvarinho, sobreiros e castanheiros) cedidas pela ANEFA ao abrigo do projecto ProNatura. Contacte o CMIA para saber como participar. Tel. 22 977 44 40 | cmia@cmvalongo.net | http://www.valongoambiental.com/