segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mudanças globais e alterações climáticas

No dia 3 de Maio, às 21h00, o Professor Filipe Duarte Santos estará presente na sessão de inauguração da exposição "Era uma vez a Terra" da UNESCO, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, na Maia. É o orador convidado, apresentando uma conferência sobre "Mudanças Globais e Alterações Climáticas". A inauguração segue-se com uma visita guiada à exposição pelo corpo técnico do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e por elementos da Quercus - Núcleo Regional do Porto.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desde a década de 1980 dedica-se à investigação nas Ciências do Ambiente, em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas, sendo responsável por um trabalho extenso e amplamente reconhecido nesta área. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de 120 artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

A Exposição itinerante "Era uma vez a Terra" da Comissão Nacional da UNESCO, promovida na Área Metropolitana do Porto pelo CRE_PORTO, estará patente no foyer do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castelo da Maia, de 03 a 17 de Maio de 2010. Aborda diversas temáticas actuais, nomeadamente “alterações climáticas”, “recursos naturais”, “terra e vida”, “megacidades”, “o interior da terra”, “oceanos”, “desastres naturais”, “os solos”, entre outros.

Inscrições obrigatórias | Tel. 22 9867180 | susana.pinho@cm-maia.pt

Sem comentários: