sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Limpar a floresta portuguesa num dia

A frase "Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia” é a palavra de acção de vários cidadãos em todo o país que nos últimos meses têm promovido reuniões, identificação de locais a limpar, estabelecido parcerias para que no dia 20 de Março de 2010 Portugal fique um pouco mais limpo. Este movimento cívico informal que junta 17.000 voluntários registados em todo o país inspirou-se no relato de um projecto semelhante desenvolvido na Estónia em 2008. Na Área Metropolitana do Porto somam-se cerca de 2.250 voluntários registados (em 26.01.2010) distribuídos pelos 16 municípios da área. A título de exemplo, o Porto soma 484 voluntários, Vila Nova de Gaia 269, Matosinhos 201 e Maia 172, Vila do Conde 149 e Santa Maria de Feira 142.
Para mais informações sobre o projecto e formas de colaborar.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Actuar por uma educação para tod@s!


Entre os dias 19 e 25 de Abril de 2010 participe na Semana de Acção Global pela Educação. Esta semana é organizada anualmente pela Campanha Global pela Educação, em mais de 150 países, para chamar a atenção da comunidade educativa, políticos, meios de comunicação e do público em geral sobre o direito à educação. Apesar de constituir um direito humano universal, a educação para todos e todas continua a ser apenas um sonho por realizar e uma promessa por cumprir. A meta até 2015 (Objectivos do Milénio) é que todas as crianças em idade escolar tenham acesso ao ensino básico. No entanto, em 2007, cerca de 72 milhões de crianças no mundo não puderam ir à escola.
Para participar na Semana de Acção inscreva a sua escola ou instituição e, no dia 20 de Abril, ponha em prática algumas das acções propostas neste caderno de actividades. Mais informações (a partir de Fevereiro 2010). Consulte ainda o site internacional da Campanha Global pela Educação.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ISEP mais sustentável


Foi recentemente lançado o PASUS - Plano de Acção para a Sustentabilidade - do Instituto Superior de Engenharia do Porto, um dos parceiros do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.
O PASUS define as acções que o ISEP pretende levar a cabo nos próximos cinco anos no âmbito da sua estratégia para o desenvolvimento sustentável, tais como realizar uma matriz de desempenho, relatórios de sustentabilidade, minimização de consumos energéticos e de água, um grupo de trabalho para a mobilidade sustentável, a desmaterialização de serviços e processos, a certificação EMAS, entre outros.
O CRE_PORTO abriu a sessão (apresentação).

Reunião da Comissão de Acompanhamento do CRE_PORTO

Decorreu ontem na Quinta da Gruta (Maia) a terceira reunião da Comissão de Acompanhamento do CRE_PORTO. Foi apresentado o relatório de actividades do ano 2009 e o plano para 2010.

Um bom presságio para uma necessária mudança


Este ano as XV Olimpíadas do Ambiente têm a maior participação escolar desde a sua primeira edição, em 1994. Participam nesta edição, que tem como temática geral os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, 725 escolas de todo o país (113 da Área Metropolitana do Porto). A primeira eliminatória da modalidade “Ambiente à Prova” teve lugar no dia 14 de Janeiro, nos estabelecimentos de ensino participantes.
O projecto que envolve, todos os anos, mais de 30 mil alunos de todo país é coordenado por uma equipa multidisciplinar constituída por elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine. Conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, assim com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Águas do Algarve. O CRE_PORTO e a Campanha Objectivos do Milénio são também parceiros desta edição das Olimpiadas do Ambiente.

Projecto “Mil Escolas” entrega prémios a seis escolas da Área Metropolitana do Porto

A entrega de prémios do Programa Integrado de Educação Ambiental: A Água e os Nossos Rios – Projecto “Mil Escolas” decorre no próximo dia 22 de Janeiro, às 14h30, na Fundação de Serralves (Biblioteca). Foram apresentados 56 projectos e entre estes foram seleccionados os 15 melhores, que participarão no Programa Integrado de Educação Ambiental "A Água e os Nossos Rios" (2009/2010 e 2010/2011).
As escolas EB nº 1 de Santa Maria da Feira, EB1/JI da Barranha (Matosinhos), EB do Brejo (Oliveira de Azeméis) e o Agrupamento de Escolhas Ramalho Ortigão (Porto) entre as dez melhores do primeiro ciclo de ensino básico. Entre as cinco escolas do segundo ciclo com melhores trabalhos estão a Escola Básica de Canidelo (Vila Nova de Gaia) e a Escola Básica da Lavra (Matosinhos). Mais informações

Sabe o que é um Oinochoé?

Esta e muitas outras curiosidades sobre as Serras de Santa Justa e Pias vão ser apresentadas numa sessão informal, a decorrer no dia 18 de Janeiro às 17h45, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo.
A sessão está integrada na Exposição "Era uma vez a Terra" patente ao público em Valongo até ao dia 19 de Janeiro. Não perca a oportunidade de conhecer um pouco melhor esta área tão importante e partilhe o momento com os seus amigos, filhos e/ou outros familiares. Para informações e/ou inscrição contacte tel. 229774440 ou e-mail cmia@cmvalongo.net.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As opções de consumo afectam a Biodiversidade?

No dia 21 de Janeiro, às 17:00, na Biblioteca de Serralves, debate-se que medidas é necessário tomar para reverter a destruição e fragmentação do habitat, a sobre-exploração de espécies e a invasão de espécies introduzidas. O ano de 2010 foi definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, dando resposta à necessidade de combater a perda alarmante da Biodiversidade e à de consciencializar a sociedade para o impacte que as suas acções têm sobre várias espécies de fauna e flora a nível mundial. http://www.serralves.pt/

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como Copenhaga foi um fracasso...


Apesar de a concertação dos governos mundiais para dar resposta ao desafio global das alterações climáticas ser muito incipiente, como mostra o acordo que resulta da recente Cimeira de Copenhaga, há iniciativas e pessoas que são uma fonte de inspiração. É o caso de Felix Finkbeiner que, com apenas 11 anos, é responsável pela plantação de 1.000.000 de árvores na Alemanha. Já discursou no Parlamento Europeu e sob o conceito de justiça climática quer plantar milhões de árvores em todo o mundo.
Vale mesmo a pena reservar cinco minutos do seu tempo e ver a entrevista que a IM Magazine fez ao Felix.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Era uma vez a Terra...


De Prémios Planeta Terra 2010 Trofa 4 de Julho de 2010

Durante os primeiros seis meses de 2010 a exposição “Era uma Vez a Terra…” promovida pela Comissão Nacional da Unesco e do Comité Português Planeta Terra, circulou por Valongo, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Porto, Vale de Cambra, Santo Tirso, Maia, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis e Trofa. Estima-se que tenham tomado contacto com a exposição cerca de 10.000 cidadãos.

Paralelamente à exposição vários parceiros organizaram conferências que foram frequentadas por mais de 250 interessados. Os eventos organizados pela Câmara Municipal de Varzim, CCDRN, Câmara Municipal de Santo Tirso, Câmara Municipal da Maia e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia completaram um estimulante ciclo de conferências sobre o nosso “Planeta Terra”. Participaram nestas conferências o Prof. Paulo Gomes, o Prof. Artur Sá, o Prof. Filipe Duarte Santos, o Prof João Joanaz de Melo, entre outros destacados investigadores nacionais.

No concurso “Planeta Terra” estiveram directamente envolvidos 545 jovens e 58 professores de 21 escolas de vários municípios da Área Metropolitana do Porto. Participaram 128 grupos e foram apresentados 155 trabalhos a concurso, entre os quais se seleccionaram os seis trabalhos vencedores. Os vencedores são o Externato Santa Joana (Valongo), a Escola EB 2,3 da Agrela (Santo Tirso), a Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso) e a Escola Secundária Infante D. Henrique (Porto).

O grande prémio para os 24 alunos e dez professores vencedores será uma aventura de um dia no Geoparque de Arouca. Além deste prémio os professores participarão no Curso “Embaixadores da Sustentabilidade”. Todos receberam um kit de protecção do planeta Terra – composto de livros e informação sobre o planeta, produtos biológicos, materiais escolares, entre outros.

A itinerância da exposição foi possível graças à colaboração da Comissão Nacional da Unesco, Câmaras Municipais de Valongo, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vale de Cambra, Santo Tirso, Maia, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, Trofa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Universidade Católica Portuguesa.

Para os prémios do concurso “Planeta Terra” colaboraram as seguintes entidades: Área Metropolitana do Porto, Câmara Municipal da Trofa, Câmara Municipal de Arouca, Geoparque de Arouca, Câmara Municipal de Valongo, CCDRN, Comissão Nacional da Unesco, CP, Fundação de Serralves, Lipor, M. Sousa Ribeiro, Mimos D’Arnoia, Symington Family Estates, Universidade Católica Portuguesa (Porto).

O júri do concurso "Planeta Terra" foi constituído pela Profª Maria Helena Henriques e pelo Prof. Artur Sá (ambos do Comité Planeta Terra), Drª. Elizabeth Silva (da Comissão Nacional da Unesco), Engº Albano Carneiro (da Área Metropolitana do Porto e Centro Regional de Excelência em Educação para Desenvolvimento Sustentável) e Prof. Carlos Caires da Escola das Artes da Católica do Porto.

Não podendo nomear as várias dezenas de entidades e pessoas que colaboraram felicitamos tod@s @s que tornaram esta iniciativa possível.
A itinerância da exposição "Era uma vez a Terra" e o concurso "Planeta Terra" foram promovidos pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e pelos seus parceiros, com o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco.

Arquivo da iniciativa:
Animação da exposição.
Ficha para o envio de trabalhos (até 4 de Junho de 2010)
Valongo | 5 - 19 Janeiro | Câmara Municipal
Vila do Conde | 21 Janeiro - 4 Fevereiro | Biblioteca Municipal
Póvoa de Varzim | 8 - 22 Fevereiro | Biblioteca Municipal
Porto | 24 Fevereiro - 10 Março | CCDRN
Vila do Conde | 12 - 26 Março | Centro de Pedagogia Ambiental
Vale de Cambra | 30 Março - 13 Abril | Biblioteca Municipal
Santo Tirso | 15 - 29 Abril | Incubadora de Santo Tirso
Maia | 3 - 17 Maio | Quinta da Gruta
Vila Nova de Gaia | 19 Maio - 2 Junho | Convento Corpus Christi (Beira-rio)
Oliveira de Azeméis | 4 - 18 Junho | Câmara Municipal
Trofa | 21 Junho - 4 Julho
Ciclo de conferências "Era uma Vez a Terra"
Póvoa de Varzim | 19 de Fevereiro | Alterações Climáticas
CCDRN | 25 de Fevereiro | A Terra em debate
Santo Tirso | 20 de Abril | Riscos Naturais
Maia | 03 de Maio | Alterações Climáticas
Vila Nova de Gaia | 19 de Maio | Biodiversidade