terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Investir 100.000 no futuro

O projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto não é apenas um projecto de reflorestação de áreas ardidas. Não é tão pouco somente uma iniciativa de plantação para celebrar o Ano Internacional das Florestas. Não é uma simples acção de promoção do voluntariado para aproximar as pessoas da terra e fomentar a sua participação. Não é só um projecto de sequestro de carbono da atmosfera.
O projecto das 100.000 novas árvores na Área Metropolitana do Porto é tudo isso e mais: é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objectivo de criar bosques com espécies autóctones numa área metropolitana que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores.

A iniciativa contempla o lançamento dos Embaixadores da Floresta, um roteiro de formação que inclui módulos teóricos e práticos sobre: história da floresta, espécies florestais, ecologia da floresta, funções da floresta, competências e gestão da floresta portuguesa, sementeira, plantação, poda e manutenção, entre outros. Saiba mais

Sem comentários: