quinta-feira, 21 de março de 2013

Parque Biológico de Gaia

Antes de mais os nossos parabéns, faz hoje 30 anos que nasceu o Parque Biológico de Gaia! Começou pequenino, dinamizado pelo NPEPVS (Núcleo Português de Estudo e Protecção da Vida Selvagem), num terreno cedido pela Câmara Municipal de Gaia, que entretanto o adotou e integrou na sua estrutura. Hoje são mais de 40 hectares e é um projeto de referência a nível nacional e internacional (recebe cerca de 100.000 visitas por ano), pela sua atividade de educação ambiental e recuperação da fauna selvagem. Nada como o conhecer e até ficar por lá uns dias, em autocaravana ou na hospedaria, em família, com amigos ou alunos. Não vai faltar o que fazer! Para além das exposições, visitas guiadas (são 3km de trilhos de descoberta), observações de astronomia, temos as oficinas e campos de férias. São mais de 30 programas bem organizados, basta escolher! As noites de junho para observação de pirilampos, por exemplo, já se tornaram um must na Área Metropolitana do Porto! Numa próxima oportunidade, iremos visitar os restantes espaços educativos deste concelho, que não são poucos. Ah... à saída não se esqueça de passar por uma das padarias de Avintes e levar uma típica broa, que também pode provar no restaurante do Parque.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Centros de Educação Ambiental da Maia



No Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, localizado no Castêlo da Maia, é dinamizada uma verdadeira “escola ambiental”, com laboratórios, auditórios, hortas e quinta pedagógica. Mas o ex libris é mesmo a cozinha, onde decorrem os workshops mais procurados. Provamos as bolachas de alfazema e adoramos!
O vasto programa de educação ambiental é dirigido a escolas, famílias e séniores e as ofertas esgotam sempre. O segredo, confessam-nos, é mesmo a divulgação escola a escola. Três técnicos dão conta do recado, 2 turmas de manhã e 2 à tarde. Sempre a abrir! Fora os programas especiais para as férias e tudo o resto, incluindo o programa “uma horta em cada escola” e o “ecodisco”, uma discoteca onde tudo é ecológico e que é sucesso garantido junto dos miúdos. Na Quinta da Gruta funciona ainda o Núcleo Regional do Porto da Quercus, que também dinamiza atividades.
No Parque de Avioso a educação ambiental é dirigida para o tema da floresta e biodiversidade. São 33 hectares para explorar, com trilhos, lagos, torres de vigia, restaurante (com uma esplanada única), equipamentos lúdicos para todas as idades e bicicletas para alugar. Em breve será possível passar aqui uma noite mas desde já recomendamos vivamente uma visita que inclua picnic.
Visitamos ainda o Zoo da Maia que foi recentemente remodelado e apresenta agora as melhores condições para receber visitas, que podem usufruir do seu programa científico e pedagógico. Não podem deixar de conhecer o Nico, lobo marinho que sabe separar o lixo, e a Asha, jovem tigre de poucos meses, que derrete qualquer coração.